quinta-feira, 24 de julho de 2014

ESMIUÇANDO O HINO NACIONAL

Tão complicado como cantar sem esquecer a letra é tentar fazer uma análise gramatical do Hino Nacional. Grande parte dos termos essenciais, acessórios e integrantes são dispostos na ordem inversa. Se perguntarmos quem é o sujeito do primeiro verso, muitas pessoas  certamente entrarão "em parafuso" sem conseguirem descobrir. Vamos lá: "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas (serenas, tranquilas, sossegadas)". Muitos se arriscariam em classificá-lo de Indeterminado. Aqui é necessário colocá-lo na ordem direta: "As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante (estrondoso) de um povo heroico (enérgico)". Portanto estamos diante de um sujeito simples:  "As margens plácidas". A referência é  para as pessoas que se encontravam naquele lugar no momento do grito de D. Pedro I. E podemos designar "margens" como uma figura chamada prosopopeia ou personificação. Se encararmos pelo processo de substituição estaríamos diante de um caso de metonímia. Outro trecho a observar é "Do que a terra mais garrida (enfeitada) teus risonhos, lindos campos têm mais flores, ou seja, Teus risonhos lindos campos têm mais flores do que a terra mais garrida". "Dos filhos deste solo és mãe gentil". Isto é, "És mãe gentil dos filhos deste solo".  "Brasil de amor eterno seja símbolo o lábaro (pavilhão, bandeira) que ostentas estrelado", isto é, "Brasil, o lábaro estrelado que ostentas seja símbolo de amor eterno".
Pronto!
É Esta riqueza rebuscada de detalhes gramaticais e literários que agiganta a essência e a beleza deste tão consagrado Símbolo Nacional.

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