A BIENAL DO LIVRO




De 9 a 19 de agosto de 2012 acontecerá em São Paulo a 22ª Bienal Internacional do Livro. Evento que, de onde Monteiro Lobato, autor da frase "Um país se faz com homens e livros" estiver, está se envaidecendo de alegrias. Em verdade, o advento do mundo virtual desacelera peremptoriamente a evolução do velho e tradicional livro, dando lugar a inúmeros programas de informática sustentavelmente consideráveis, fazendo com que o amor e o hábito da leitura inexistam pelas novas gerações. Aquela relação corpo a corpo e prazerosa, a escolha e organização de variados exemplares usados para a formação de bibliotecas particulares já não é mais presente na maioria das residências. E o que é pior, fortaleceu sensivelmente àquelas pessoas que, mesmo frequentando escolas, sentem grande desprezo por essa riquíssima ferramenta de pequisa. Não estou aqui tecendo loas àquele material didático que muitas vezes de nada mais serve do que de guia para muitos professores despreparados e inseguros. O nosso foco maior é para uma bibliografia que prevaleça uma cultura generalizada, um espírito acadêmico e literário, que possibilite o deslanchar de uma evolução intelectual. Sigamos, portanto, o exemplo de países como a França, onde o exercício secular da leitura é totalmente incentivado pelas antigas gerações que, não medem esforços no favorecimento da prática usual e na consecução e resgate de valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.