domingo, 27 de julho de 2014

DOENÇA QUE DÁ DIREITO À APOSENTADORIA - ESPONDILOARTROSE ANQUILOSANTE

Marcelle Pinheiro (Fisioterapeuta)
A espondilite anquilosante, também chamada de espondiloartrose anquilosante, é uma lesão na coluna onde as vértebras fundem-se umas com as outras trazendo sintomas como dor e dificuldade nos movimentos da coluna.

Esta lesão inicia-se na articulação sacroilíaca, entre a pelve e as últimas vértebras lombares, ou na articulação do ombro e tende a ir agravando-se afetando progressivamente todas as outras vértebras da coluna, podendo levar o indivíduo a afastar-se do trabalhado, iniciando precocemente sua aposentadoria.

Sintomas da espondiloartrose anquilosante

Os sintomas da espondiloartrose anquilosante são:

Dor na coluna na região afetada;
Dificuldade nos movimentos da coluna como por exemplo virar o rosto para os lados;
Limitação dos movimentos da lombar nos 3 eixos;
Redução da expansibilidade torácica;
Pode haver sensação de dormência e/ou formigamento nos braços ou nas pernas;
Rigidez matinal;
Dor melhora com movimento e piora com o repouso;
Pode haver retificação da lombar, aumento da cifose e/ou projeção da cabeça para frente;
Febre baixa, em torno de 37ºC;
Cansaço e apatia.
Estes sintomas vão instalando-se aos poucos até que com o passar dos anos eles se tornam cada vez mais comuns.

A espondiloartrose anquilosante é mais frequente nos homens tendo início dos sintomas entre 20 e 35 anos.

Diagnóstico da espondiloartrose anquilosante

O diagnóstico da espondiloartrose anquilosante é feito através da observação do paciente e da análisedo raio-x; cintilografia óssea; teste sorológico HLA - B27 que é um teste genético e da tomografia computadorizada da articulação sacroilíaca e da coluna.

Chega-se ao diagnóstico de espondiloartrose anquilosante quando há a presença dos sintomas acima citados por mais de 3 meses e quando há um comprometimento de grau 2 a 4 nas duas articulações sacroilíacas, ou grau 3 ou 4 numa única articulação sacroilíaca.

É importante realizar todos estes exames para a perícia médica avaliar a possibilidade de aposentadoria ou não.

Tratamento para espondiloartrose anquilosante

O tratamento para a espondiloartrose anquilosante é feito com a toma de medicamentos analgésicos, antiinflamatórios e relaxantes musculares. A fisioterapia é essencial e será de grande ajuda para aliviar os sintomas, devolver alguma mobilidade articular e aumentar a flexibilidade geral.

Alguns exemplos de remédios utilizados no tratamento da espondiloartrose anquilosante são:

Indometacina: 50 a 100md/dia;
Diclofecano sódico: 100 a 200mg/dia;
Naproxeno: 500 a 1500mg/dia;
Piroxicam: 20 a 40mg/dia e
Aclofenaco: 100 a 200mg /dia.
A combinação de medicamentos e a dosagem deverão ser dada pelo médico após avaliação do estado de saúde do indivíduo.

Dependendo da idade do paciente e das suas atividades diárias, pode-se recomendar a cirurgia para colocação de uma prótese a fim de melhorar a amplitude de movimentos. A prática regular de exercícios além de melhorar a sintomatologia, confere mais energia e disposição. Métodos naturais como massagens, acupuntura, auriculoterapia, shiatsu e outras podem ser utilizados com o objetivo de diminuir a dor.

Quanto à alimentação, a dieta com pouco ou sem amido têm demonstrado ser eficaz trazendo alívio da dor e diminuindo a progressão da doença.

É importante que o paciente saiba que o tratamento deverá ser realizado por toda a vida pois a espondiloartrose ainda não tem cura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.