sábado, 2 de agosto de 2014

FAZ-SE UNHAS OU FAZEM-SE UNHAS?

Começo fomentando uma sugestiva afirmação: Apesar de ser uma dádiva dada por Deus (natureza) e uma exponencial riqueza, nunca devemos confiar literalmente na nossa memória. Comumente ela nos trai, principalmente  naqueles momentos em que precisamos enfrentar os inesperados desafios da vida. Qualquer indivíduo, por mais profissional que seja, torna-se vunerável às suas travessuras. Faço todo esse "blá,blá,blá"  porque muitas vezes as pessoas dizem que não gostam de Português, por ser uma disciplina cheia de regras, de detalhes... porém se esquecem de colocar cotidianamente a memória em estimulada atuação. E o perigo fica iminente para a aquisição de uma complicação grave acometida normalmente na terceira idade, diagnosticada de  Alzheimer (perda irreversível da memória). Aqui no Brasil, as estatísticas mostram que a quantidade de habitantes que cursa ou conclui o Ensino Médio é considerável, e um assunto basicamente estudado são as vozes do verbo em relação à posição do sujeito. São elas:  ativa, passiva e reflexiva.  No caso  específico de FAZEM-SE UNHAS, predomina a  voz passiva sintética acompanhada do pronome SE(conceituado de Partícula Apassivadora). Na inversão absolutamente  correta temos UNHAS SÃO FEITAS. Esta é, sem dúvida a forma correta de se dizer e escrever, ao invés da forma indigesta, FAZ-SE UNHAS, vista em algumas placas, denotando completo desconhecimento de uma brilhante disciplina (Língua Portuguesa) que é repudiada por alguns pelo simples motivo de não quererem se esforçar no exercício persistente da memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.