quinta-feira, 24 de julho de 2014
O CHARME E A BELEZA DO HINO NACIONAL
Muito me inquieta quando a instituição escola já não mais explora o estudo delineado do Hino Nacional, como se essa ação privilegiasse apenas a vida político-partidária da atualidade. E aqui guardo indeléveis recordações dos tempos em que fiz o meu curso primário no Ginásio Anchieta quando o mesmo era dirigido pelos padres salvatorianos. Todas as tardes éramos postos perfilados. Primeiro rezávamos as orações, em seguida cantávamos o hino, em capela. Ou seja, sem nenhum acompanhamento instrumental. Muitos anos depois cheguei a ser professor titular de Redação, Literatura e Gramática no Ensino Médio daquela queridíssima escola. Este é o tema do meu comentário de hoje, porque a execução do Hinos nos jogos da Copa me fizeram rebuscar muitas lembranças e abrir um leque de reflexões. Além do mais quero tecer crítica à falta de respeito dos organizadores da Fifa, em só apresentarem um resumido trecho desses impostantes símbolos nacionais. Mas o povo brasileiro presente insiste em continuar cantando sem a necessidade da famigerada orquestração. E aqui quero compartilhar incessantemente com meus compatriotas por esse sentimento sincero de entusiasmo que tanto nos deixa envaidecido pelo reconhecimento do valor da nossa Pátria, essa unidade orgânica formada pelo solo nacional e pelo povo que possui os mesmo ideais e sentimentos. Como a realização da Copa do Mundo é um evento histórico e efêmero, sugiro que as escolas repensem na necessidade de ministrarem com mais denodo aulas que priorizem o estudo do Hino Nacional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boletim de rádio
O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.
Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário