terça-feira, 22 de julho de 2014

A SABEDORIA

 "O Senhor disse a Salomão: vou fazer o teu desejo; dou-te um coração tão sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti e nem haverá depois de ti." (I Reis 3, 12)
    Tomando como gancho a sabedoria salomônica, podemos começar dizendo que há duas vertentes para decodificar a sabedoria. O primeiro ponto é, que trata-se de uma leitura interpretativa de mundo. Isso pode ser fundamentado através das experiências adquiridas ao longo da vida, onde, inevitavelmente damos enfoque ao avanço da maturidade que se manifesta natural e cotidianamente. Muitas  vezes precisamos nos valer da coerência ao enaltecer  algumas pessoas que, de uma forma sazonal, se destacam na facilidade verbal de decidir, de aconselhar, de argumentar e de encontrar soluções imediatas e sólidas para os problemas da vida. O que fica  evidenciado aqui é o descompasso ou lentidão na prática  do "raciocinar", qualidade intrínseca e inata de alguns indivíduos, que não encontram efetiva sustentação nas terapias pedagógicas. Até aqui fica esclarecido que todos nós, de qualquer lugar do planeta, caminhamos lado a lado com a aprendizagem empírica, aquela adquirida de fora para dentro e que é oriunda das primeiras lições familiares, dos costumes  e da cultura, determinadas pelo meio ambiente. A segunda vertente vem dos ensinamentos assimilados na escola, que se apresentam de uma maneira mais formal e nos proporcionam um convívio harmônico com o contexto social, porque norteiam as noções de  cidadania, dando destaque para os conhecimentos acadêmicos e, por fim a intelectualidade, através do uso habitual da leitura livresca, único vício salutar que todo mundo deveria se orgulhar de ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.