terça-feira, 25 de setembro de 2012
A PADARIA ESPIRITUAL
Consolidando o Realismo, dando florescimento ao Simbolismo e obedecendo os moldes da época, sem deixar escapar os padrões machistas e as feições maçônicas e positivistas do final do século XIX, surgiu a Padaria Espiritual, uma associação de rapazes de letras e artes. Movimento que antecedeu há três décadas a Semana de Arte Moderna (1922) e que chegava ao conhecimento dos intelectuais através das publicações nas 36 edições do Jornal "O Pão", entre maio de 1892 a dezembro de 1898. Foi a primeira grande agremiação cultural mais original de todas as sociedades literárias do Ceará, cuja instalação se deu em 30 de maio de 1892, após a proclamação da República (15 de novembro de 1889). Criada pelo escritor Antônio Sales, funcionava no número 105 da rua Formosa (atual Barão do Rio Branco), no Centro da Cidade. Todavia, as reuniões do início da década de 90 aconteciam no famoso Café Java, de Mané Coco que funcionava em um dos quatro quiosques que havia na Praça do Ferreira, demolidos no ano de 1920. O objetivo desse movimento era de fornecer pão de espíritos aos sócios em particular e ao povo em geral. Abrigou escritores como Adolfo Caminha, Lívio Barreto ou Álvaro Martins e os músicos Henrique Jorge e seu irmão Carlos Vitor e um pintor e desenhista, Luís Sá. A hierarquia era assim distribuída: um Padeiro-mor (presidente) e dois Forneiros (secretários), de uma Gaveta (tesoureiro), de um Guarda-livros (bibliotecário), de um investigador das Cousas e das Gentes, que se chamava Olho da Providência, e demais Amassadores (sócios). Eram todos chamados de "padeiros". Podemos dizer que a Padaria Espiritual consolidou o Realismo cearense, com Rodolfo Teófilo, que já publicara A FOME em 1890 e depois os BRILHANTES (1897) e outros romances ligados à corrente. Vale ressaltar que A NORMALISTA (1893), de Adolfo Caminha foi escrito no Ceará, porém editado no Rio de Janeiro. Já sua obra-prima, o romance BOM-CRIOULO (1895), confirma a tendência naturalista do autor. A Padaria Espitirual se extinguiu em dezembro de 1898, deixando além dos 36 números já mencionados de "O PÃO" uma considerável lista de livros que enriqueceram nosso patrimônio literário. Um deles é CONTOS DO CEARÁ (1894) de Eduardo Sabóia, sogro de Jáder de Carvalho; e TROVAS DO NORTE (1895) de Antônio Sales que morreu em 1940, quase meio século depois da fundação do ruidoso grêmio, e jamais fez menção alguma a qualquer intuito ideológico dos "padeiros" porque sua ideologia girou, a nosso ver, mais em torno de problemas estéticos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boletim de rádio
O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.
Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário