sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A inteligência e o talento


      A inteligência é uma qualidade intrínseca componente da própria natureza humana. Valendo-me da tese do físico  alemão Albert Einstein (1879-1955),  concordo que "ser inteligente é muito relativo na maneira convencional de ver as coisas". Isso tem sentido porque muitas vezes algumas pessoas, com uma postura pecaminosa, agressiva e inconsciente, analisam levianamente o desempenho de outras como se elas não tivessem um pouquinho sequer dessa qualidade, que não deve ser confundida com a rapidez ou a lentidão na prática do raciocínio. Se avançarmos com mais profundidade sobre a temática podemos decodificar que há uma relação indissolúvel com o talento, que brotando do Id (Substrato Instintivo da Psique), envereda para resultados com aptidões específicas, impressionantes e admiráveis que conquistam instantaneamente a apreciação do interlocutor. Quem de bom nível intelectual não se delicia com a erudição de Wolfgang Amadeus Mozart que, com apenas seis anos de idade encantava a imperatriz Maria Teresa, da Corte Austríaca? Em  verdade,  somos naturalmente encaminhados para as atividades vocacionais e o talento é inspiradamente alimentado pela nossa personalidade, dando nuance à excepcionalidade. Quero, com esta matéria, motivar a comunidade escolar, principalmente os alunos que, pelo afã da idade, se sentem muitas vezes sem a menor perspectiva e achando que "ainda é muito cedo!". Todavia não é de bom alvitre se acabrunhar diante dos desafios da vida, achando que só os superdotados são precocemente talentosos. Quanto à Performance dos professores, comungo peremptoriamente  com a ilustre frase do grande mestre Paulo Peroba, fundador da revista de Educação "Magistério", que diz: "O professor só poderá competir e justificar sua presença na sala de aula pela força do seu carisma  e pelo brilho da sua inteligência." E completa: "Deve estar em boa forma, e boa forma requer: arte, talento, erudição, doação, paciência, intuição e interesse pelo problema de cada aluno." E, eu os parabenizo por isso e ainda acrescento mais uma qualidade, todos são prazerosamente altruístas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.