domingo, 19 de agosto de 2012

Raul Seixas, o maluco beleza




  No próximo dia 21 de agosto é dia de lembrar a morte de um dos pioneiros do rock brasileiro, Raul Santos Seixas. Ele nasceu em Salvador em 28 de junho de 1945 e também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro. Por vezes foi chamado o "Pai do Rock Brasileiro " e "Maluco Beleza". Em seus 26 anos de carreira produziu 21 discos conseguindo unir os estilos  musicais rock e baião. Seu álbum de estreia intitulado Raulzito e os Panteras foi produzido em 1968 quando  ele integrava o grupo Os Panteras, todavia, só ganhou notoriedade crítica e de público em 1973 com as músicas de Krig-ha. Bandolo! Ouro de Tolo, Mosca na Sopa e Metamorfose Ambulante. Com um estilo que o caracterizou de contestador e místico em 1974 grava Sociedade Alternativa, influenciado por figuras como Aleister Crowley. Figurou na décima nona posição na lista dos cem maiores artistas brasileiros, da revista Rolling Stone em 0utubro de 2008, encabeçando nomes como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Heitor Villa-Lobos e outros. Nascido de uma família de classe média que vivia na Avenida Sete de Setembro em Salvador, filho de Raul Varella Seixas, um engenheiro da Estrada de Ferro e de Maria Eugênia Santos Seixas. As 50 apresentações pelo Brasil resultaram naquele que seria o último disco lançado em vida por Raul Seixas. O disco foi intitulado de A Panela do Diabo, que foi lançado pela Warner Music Brasil no dia 22 de agosto de 1989. Na manhã do dia 21 de agosto de 1989, Raul Seixas foi encontrado morto sobre a cama , por volta das oito horas da manhã em seu apartamento em São Paulo, vítima de uma parada cardíaca: seu alcoolismo, agravado pelo fato de ser diabético, e por não ter tomado insulina na noite anterior, causaram-lhe uma pancreatite aguda fulminante. O LP A Panela do Diabo vendeu 150.000 cópias, rendendo a Raul um disco de ouro póstumo, entregue à sua família e também a Marcelo Nova, tornando-se assim um dos discos de maior sucesso de sua carreira. Raul foi velado pelo resto do dia no Palácio das Convenções do Anhembi. No dia seguinte seu corpo foi levado por via aérea até Salvador e sepultado às 17 horas, no Cemitério Jardim da Saudade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.