sábado, 11 de agosto de 2012

LAMPIÃO EM JUAZEIRO*



Quando Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião esteve em Juazeiro, precisamente no dia 04 de março de 1926, atendendo a um convite do deputado Floro Bartolomeu, estava acompanhado de quarenta e nove cangaceiros, que aderindo aos famosos "Batalhadores Patrióticos", iriam dar combate à célebre "Coluna Prestes" que, no momento  perambulavam pela Região Nordeste. Quando Lampião e seus cabras entraram na cidade do Padre Cícero, estava já escurecendo. Encontravam-se com os cabras algumas mulheres como: Nenêm de Luiz Pedro, Cila de Zé Sereno, Dadá de Corisco, Otília de Mariano, Moça de Cirilo, Durvalina de Virgínio, Inacinha de Gato, Enelinha de José Julião, Dulce de Criança, Veroquinha de Beija-Flor, Lili de Moita Brava, Mariquinha de Labareda, Cristina de Português e finalmente, Lídia de José Pedro, que mais tarde o traiu. Nessa ocasião, o célebre cangaceiro recebeu a patente de Capitão, com a chancela do engenheiro agrônomo e inspetor agrícola, Dr. Pedro Albuquerque Uchôa, sob as vistas do Pe. Cícero Romão Batista, prestigioso líder político do Vale do Cariri.
(*) - O conteúdo original dessa matéria é do repórter J. Nunes Costa, do Jornal O Norte de João Pessoa, Paraíba. Em 10 de agosto de 1977.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.