sábado, 11 de agosto de 2012

O PRECONCEITO


                         

A vaidade é uma característica "sui generis" da espécie animal. Como constatação da estética da natureza, basta observarmos o pavão que exibe garbosamente sua plumagem. O cavalo marinho ostenta invejavelmente o seu gingado dentro do seu habitat. Entre nós, os humanos, essa qualidade chega a ultrapassar limites quando os nossos olhos são focados para o que é classificado preconceituosamente de anomalia. Certamente que atitudes de rejeição denunciam a qualidade do caráter do indivíduo, principalmente se a vítima se sente acuada pelo espectro da perseguição. Negros, idosos, deficientes, alguns estudantes na comunidade escolar,  homossexuais etc. são rotineiramente hostilizados dentro do contexto sócial. É bom frisar bem que homossexual é homossexual, aqui e em qualquer lugar do planeta. Esse clichê fantasioso de que homossexual é o sexo oposto travestido, não existe. Homossexualidade não é metamorfose e sim, uma atração avassaladora pelo mesmo sexo. Segundo o pai da psicanálise, Sigmund Freud (1856-1939): "Deve-se saber que a causa da homossexualidade é a mesma da heterossexualidade e da bissexualidade: a escolha inconsciente do objeto desejado", portanto não há razão para diagnosticarmos como anormal ou patológico. O que fica imperdoavelmente evidenciado é a insustentável discriminação. Sabemos que é impossível a tentativa singular de mudança entre cada pessoa, e obviamente entre as sociedades, porque o preconceito não deixa de ser uma questão de cultura. Se você pensa assim, procure ser um agente consciente e multiplicador de uma sociedade mais justa e pacificadora.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.