quarta-feira, 11 de julho de 2012


A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

Com previsão para ser entregue neste ano, de acordo com o edital de 2007 ano em que as obras foram iniciadas, ainda não vai ser entregue no mês de dezembro, segundo o Ministério da Integração. Lembro-me que em 1998 em meu programa diário na extinta Rádio Emoção FM, a deputada federal Gorete Pereira me concedeu uma entrevista e já bradara aos quatro ventos que essa obra seria a redenção do Ceará. A verdade é que, sem previsão de conclusão, teremos de esperar mais um pouco. No novo percurso das águas, o eixo norte irá trazer água para o nosso estado e o leste irrigará o Rio Grande do Norte. Segundo o Ministério, a expectativa é que a partir do segundo semestre de 2012 se possa avançar e atingir o nível máximo de execução e da contratação de mão de obra a fim de agilizar esse projeto de irrigação, mas o ministro foi enfático ao afirmar que não há previsão para a conclusão. A transposição do "velho chico" desviará o curso da água em Pernambuco indo em direção à Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará, beneficiando cerca de 12 milhões de pessoas com o abastecimento de água, segundo prognósticos do Governo Federal. O projeto foi avaliado em 7 bilhões de reais e mais de 10 mil operários chegaram a trabalhar simultaneamente no empreendimento, todavia atualmente esse número foi reduzido em virtude do corte de gastos. A esperança de milhares de camponeses nordestinos, que sofrem constantemente com a seca impiedosa, é que, com a recente visita da Presidente Dilma Roussef, essa obra seja entregue, pelo menos no primeiro semestre de 2013. Ai, sim, certamente será a redenção da agricultura e pecuária do nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.