domingo, 8 de agosto de 2010

Em Tempos de eleição (Quociente eleitoral)

Os candidatos a deputado federal e a estadual dependem do número de votos recebidos pelo partido e o do número de vagas do parlamento para saber se serão escolhidos. O resultado desse cálculo chama-se quociente eleitoral.

  • Votos Válidos - É a quantidade de cargos a que se está concorrendo

Todos os partidos que alcançarem, no mínimo esse resultado poderão eleger alguém.

Por exemplo:

Partidos políticos concorrendo a 8 vagas recebem 1.000.000 de votos no total. Dividindo-se os votos pelas vagas chega-se a 125.000. isto é, para eleger o candidato, cada partido deverá ter, no mínimo, 125.000 votos . Um candidato com poucos votos num partido grande tem mais chance de se eleger do que um candidato com muitos votos num partido pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.