domingo, 6 de setembro de 2009

Falar (Clóvis Galvão Meneses)

Pensando que pode falar sem aprender, o homem não fala, nem pensa, porque tanto a fala como o pensamento exigem conhecimento para se organizarem. O ser humano esquece sempre de ser. Esquece que precisa ter, ser, saber, poder, pensar, sentir, fazer... para falar. Ter - a possibilidade de falar melhor dentro de suas condições individuais.
Ser - isto é, sentir-se por dentro, colocar-se diante de si mesmo e de outros como uma realidade única e inconfundível, trazendo sua própria palavra, sua própria maneira de dizer.
Saber - isto é, ter digerido informações, transformando-as em conhecimentos e trazendo seu contingente pessoal, ainda que seja na forma de expressar o que compreendeu, olhar de um ângulo que é sempre novo para cada homem, por menor que seja essa "novidade". Tudo é novo sob o sol, ninguém é igual a cada instante que passa, nada é o mesmo a cada momento.
Poder - isto é, ter a oportunidade de construir a própria vida e condições que permitam o florescimento de sua personalidade em termos de benefício da coletividade.
Pensar - conseguir organizar seus pensamentos, plástica e dinamicamente, sabendo como pensar e, não somente, o que pensar.
Sentir - a si mesmo e aos outros. A vida é um diálogo permanente em que é preciso ter sensibilidade para o que estamos dizendo em relação a quem nos está ouvindo. Seja um único interlocutor, seja uma multidão.
Falar - é consequência, resultado. Existem homens com ênfase na ação, com ênfase na informação. Gente formada e gente apenas informada.
É preciso aprender a falar não na dimensão puramente mecânica, mas falar "sendo", "sabendo", "podendo", "pensando" e "sentindo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.