segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A DACTILOSCOPIA

A Dactiloscopia é a ciência  que trata da identificação das pessoas por  meio do estudo comparativo das linhas que a pele apresenta na extremidade dos dedos. Embora de modo empírico, essa ciência já era conhecida nas civilizações antigas. Há uns mil e duzentos anos os chineses obrigavam os prisioneiros a calcarem o dedo grande do pé sobre um registro carcerário. Todavia,  de um ponto de vista científico a Dactiloscopia só se tornou realidade  quando o anatomista da Bolonha Marcelo Malpighi (1628-1694) focou sua atenção nos elementos denominados círculo, lago e remoinho das linhas da ponta dos dedos. Em 1823, o filósofo João Evangelista Purkinge (1787-1869), nascido em Libochowitz, na Boêmia, estudou os relevos digitais, e Huscheke (1844) completou esses trabalhos, denominando "triangulorumtori tactus" as formações triangulares da extremidade dos dedos. Essas pesquisas, entretanto, não foram feitas com o objetivo de identificar indivíduos; tal orientação foi inicialmente adotada por William Herschell  (1850), governador da antiga Índia Britânica e pelo diretor do banco do Arizona. Naquele ano começaram a imprimir o polegar sobre documentos e cheques, o primeiro e o segundo sobre atas e disposições oficiais. Francisco Galton (1822-1911), que havia estabelecido um laboratório de antropometria na Inglaterra, assimilou os fundamentos desse sistema e fixou a nomenclatura que Afonso Berillon (1893) ampliou em seus estudos antropométricos. Contudo, o sistema fundamental da Dactiloscopia é o de Galton-Henry, desde que os outros mais não são que simples variações deste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.