domingo, 20 de julho de 2014



Mulher dá à luz dentro de banheiro de hospital municipal em Itupeva


Paciente coletava urina para exame quando entrou em trabalho de parto.
Ela alega que não sabia que estava grávida. Mãe e filho passam bem.


  •  
Flávia Dias deu à luz um menino em Itupeva (Foto: Prefeitura de Itupeva/Divulgação)Flávia Dias deu à luz um menino em Itupeva. Ela e filho passam bem (Foto: Prefeitura de Itupeva/Divulgação)
Uma mulher deu à luz um menino no banheiro de um hospital nesta sexta-feira (18), em Itupeva (SP). De acordo com informações da instituição, Flávia Dias é moradora de Jundiaí (SP) e teria ido ao centro de saúde porque estava sentindo dores nas costas. 
Após os primeiros cuidados de enfermaria do hospital municipal Nossa Senhora Aparecida para avaliar a dor nas costas, a paciente foi ao banheiro coletar urina para um exame e então deu à luz. Em nota, a prefeitura de Itupeva informou que a mulher não relatou em momento algum sobre a possível gestação para nenhum médico da unidade.

Depois do nascimento da criança, Flávia afirmou aos médicos que não havia feito qualquer tipo de exame pré-natal por não saber que estava grávida e estava surpresa com a situação. A paciente foi atendida e ela e o bebê passam bem.
Médica afirma que é possível não saber de gravidez
Em entrevista ao G1 neste sábado (19), o médica obstetra Ana Claudia de Oliveira Batista, do Hospital Regional de Sorocaba, afirmou que é possível a gravidez passar desapercebida. Segundo ela, apesar do caráter excepcional, isso pode ocorrer especialmente nos casos de mulheres que possuem microcistose. De acordo com o médica, é comum mulheres com esse problema ficarem meses sem menstruar.
Outra situação que pode fazer com que a mulher não perceba a gravidez é o excesso de peso. "A mulher não saber que está grávida não é mais uma condição tão incomum. É possível que ocorra uma negligência da própria paciente, mas quando a ela está muito acima do peso, enquandrada em um quadro de obesidade, é muito difícil o médico fazer uma avaliação adequada, o que pode passar desapercebida qualquer suspeita de gravidez", explica Ana Claudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.