- A origem da ideologia é indiscutivelmente do seio da família. Cada instituição familiar se insere no contexto social carregando em sua bagagem o jeito íntimo de viver. Com o passar dos tempos, com a necessidade que todos os membros têm de transpor o muro da residência para a vida coletiva, as diferenças de ideias vão se manifestando atendendo as necessidades do que reivindica a maturidade. Faço essa alusão porque o que denuncia a evolução das desavenças emanadas da internalização do EU, vão tomando rumo ignorado e envolve inevitavelmente o indivíduo no contexto político. Mas é oportuno que se diga que a prática política não é simplesmente a negociação entre eleitor e candidato, com a justificativa da troca de favores ou de ajudas pessoais não! Para isso se faz necessário o conhecimento das ideias dos partidos para descobrir se o candidato faz jus ao voto em questão. Em verdade, mesmo sem saber, o eleitor desprevenido acaba votando no partido que foi escolhido pelo candidato e visa a facilidade de conseguir uma vaga por conta da regulamentação do quociente eleitoral, sem perceber que a comodidade da migração de partido é amparada por lei. O que é uma prática extremamente questionável. Leia calmamente este conteúdo, reflita e tire suas conclusões, para não ser, mais uma vez, vítima do golpe do voto perdido.
ESQUERDA
Simpatia ao povo (antipatia à elite).
Crença no povo.
Liberal nos costumes (defende: união de gays, aborto, eutanásia, descriminalização de drogas, etc.).
Estado intervencionista na economia (paternalismo estatal).
Adoção (ou vontade de adotar) o socialismo.
Simpatia à mudança (revolucionária).
Rompimento com as tradições (progressista).
Simpatia aos pobres marginalizados.
Antipatia à autoridade.
Primado da sociedade sobre o mercado.
Poder de baixo (povo) para cima (autoridade estatal).
Simpatia à igualdade.
Privilegia a igualdade em detrimento da liberdade.
Defende que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas (há desigualdades desnecessárias e indesejáveis).
Simpatia aos mecanismos de distribuição de renda.
Simpatia à igualdade.
Descentralização do poder no povo.
Indivíduo como uma parte da sociedade.
Antipatia à competição predatória e a “seleção natural social” (a esquerda defende que se há piores estes devem ser ajudados para alcançar os melhores).
Preocupação alta em manter o mínimo necessário aos carentes.
Simpatia aos mecanismos de distribuição de renda.
Simpatia à igualdade.
Responde ao fenômeno da criminalidade com teorias justificadoras da violência, como por exemplo, a de que o crime nada mais é do que uma conseqüência da falta de oportunidades (o criminoso é criação da sociedade de mercado), etc.
Seu aspecto extremo (totalitário) é o comunismo.
Alguns representantes históricos de extrema-esquerda: Fidel Castro, Mao Tse Tung e Stálin.
Defende uma legislação trabalhista mais protetora para os trabalhadores (mais garantista).
Defende um sistema previdenciário mais benéfico ao indivíduo, ainda que em detrimento da saúde econômica.
Simpatia aos operários (trabalhadores).
Antipatia aos empresários.
Simpatia às manifestações do povo.
Sua degeneração é o anarquismo (opressão do povo sobre o indivíduo, opressão do indivíduo sobre o indivíduo e aniquilamento do Estado).
Simpatia ao trabalho (antipatia ao capital).
Grande pensador de esquerda: Karl Marx.
Filósofo respeitado da esquerda: Jean Paul Sartre.
Respeitada pensadora de esquerda no Brasil: Marilena Chauí.
Partido político brasileiro que corresponde à esquerda: Partido dos Trabalhadores. - Partido político americano que corresponde à esquerda: Partido Democrata.
Político americano de esquerda: Barack Obama.
Partido político português que corresponde à esquerda: Bloco de Esquerda – BE.
Partido Político alemão que corresponde à esquerda: Sozialdemokratische Partei Deutschlands – SPD (Partido Social-Democrata da Alemanha).
Acredita que a “sabedoria” está com o povo (o povo é sábio e a elite é ignorante).
Crença popular sobre a esquerda: a esquerda é boa e intelectualizada.
Antipatia às privatizações.
Simpatia às estatizações.
DIREITA
Simpatia à elite (antipatia ao povo).
Descrença no povo.
Conservador nos costumes (combate: a união de gays, aborto, eutanásia, descriminalização de drogas, etc.).
Estado não intervencionista na economia ou intervencionista mínimo (liberalismo econômico).
Adoção (ou vontade de adotar) o capitalismo.
Antipatia à mudança (reacionária).
Defesa das tradições (conservadora).
Antipatia aos pobres marginalizados.
Simpatia à autoridade.
Primado do mercado sobre a sociedade.
Poder de cima (autoridade estatal) para baixo (povo).
Antipatia à igualdade.
Privilegia a liberdade em detrimento da igualdade.
Defende que há desigualdades naturais ou inevitáveis (há desigualdades necessárias e desejáveis).
Antipatia aos mecanismos de distribuição de renda.
Simpatia à superioridade.
Concentração do poder na autoridade (personificação da autoridade).
Indivíduo como átomo isolado e independente da sociedade (individualismo).
Simpatia à competição predatória e a “seleção natural social” (os melhores devem se sobrepor aos piores).
Preocupação baixa ou nula de em manter o mínimo necessário aos pobres.
Antipatia aos mecanismos de distribuição de renda.
Simpatia à desigualdade.
Responde ao fenômeno da criminalidade com o endurecimento das medidas coercitivas, como por exemplo, o aumento das penas, diminuição das garantias, diminuição da maioridade penal (o indivíduo é o único responsável por ser um criminoso) etc.
Seu aspecto extremo (totalitário) é o fascismo (incluindo neste conceito o nazismo).
Alguns representantes históricos de extrema-direita: Mussolini, Adolf Hitler e Francisco Franco.
Defende uma legislação trabalhista mais flexível, ou seja, com menos garantias aos trabalhadores.
Defende um sistema previdenciário mais benéfico à saúde econômica, ainda que em detrimento do indivíduo.
Simpatia aos empresários.
Antipatia aos operários (trabalhadores).
Antipatia às manifestações do povo.
Sua degeneração é o autoritarismo, ditadura (opressão do Estado sobre o indivíduo e sobre a sociedade).
Simpatia ao capital (antipatia ao trabalho).
Grande pensador de direita: Adam Smith.
Filósofo respeitado da direita: Friedrich Wilhelm Nietzsche.
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Partido político brasileiro que corresponde à direita: Democratas – DEM
Político brasileiro de direita: Jair Bolsonaro .
Partido político americano que corresponde à direita: Partido Republicano.
Político americano de direita: John McCain.
Partido político português que corresponde à direita: Centro Democrático Social / Partido Popular – CDS-PP.
Partido Político alemão que corresponde à direita: Christlich-Demokratische Union – CDU (União Democrata-Cristã) [o NPD é de extrema-direita].
Acredita que a “sabedoria” está com a elite (a elite é sábia e o povo é ignorante).
Crença popular sobre a direita: a direita é má e ignorante.
Simpatia às privatizações.
Antipatia às estatizações.
CENTRO
É a posição equidistante entre a esquerda e a direita.
É a posição moderada.
É a posição que se situa equilibradamente entre a esquerda e a direita.
Essa posição ora pode adotar um pensamento de esquerda (de forma moderada), ora de direita (de forma moderada).
Alguns analistas dizem que o presidente Lula estaria aqui.
CENTRO-ESQUERDA
É a posição que está ao centro, mas pendendo à esquerda, mais próxima à esquerda.
CENTRO-DIREITA
É a posição que está ao centro, mas pendendo à direita, mais próxima à direita.
DISTINÇÕES ENTRE “ESQUERDA” E “DIREITA”
SEGUNDO NORBERTO BOBBIO
ESQUERDA
Considera mais o que os homens têm em comum do que aquilo que os diferencia.
A igualdade é a regra.
A desigualdade é a exceção.
Qualquer forma de desigualdade deve ser justificada.
A regra é a inclusão, salvo exceções.
Todos contra poucos (os mais contra os menos).
Direitos humanos fundamentais contra os bens de consumo e patrimoniais.
Critérios da necessidade e do trabalho.
DIREITA
Dá maior relevância política ao que diferencia um homem
do outro do que aquilo que os une.
A desigualdade é a regra.
A igualdade é a exceção.
Qualquer forma de igualdade deve ser justificada.
A regra é a exclusão, salvo exceções.
Critérios de mérito e de posição social.
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