segunda-feira, 21 de julho de 2014

A VINGANÇA

Por Valério Pereira
Fazendo um estudo bem profundo podemos decodificar que vingança não é uma palavra que segue nenhum percurso neológico sincrônico (estudo da palavra a partir do momento atual). A vingança é um sentimento vil (quando agido pelos humanos) de inspiração e norteamento divinos que identifica o poder do criador em reprimenda às desobediências do homem contra o homem, gerando a concupiscência do pecado. E o que é pior, ela é aplicada leviana e injustificadamente pelos  humanos em nome da justiça. "A justiça é a vingança do homem em sociedade, como a vingança é a justiça do homem em estado selvagem." (Epicuro). Seguindo a trilha da Teogonia (estudo da genealogia dos deuses) nos deparamos com a lendária história do titã Prometeu, filho de Jápeto, da ninfa dos mares, Climena e irmão de Atlas. Ele foi furiosamente punido pela indignação de Zeus depois de ter ordenado a fabricar a humanidade de barro e água. O plano do deus dos deuses era deixar os homens na animalidade e substituí-los por outra espécie que seria obra de sua criação. Num ato de bravura e coragem o titã desobedece ao deus, rouba o fogo celeste e os oferece, presenteando-os com o dom da razão e da ciência. Certamente que o lendário pensamento de Zeus era para que não chegássemos ao que chegamos, vendo a humanidade se digladiando violenta e incontrolavelmente. Por retaliação Zeus sentencia que Prometeu seja acorrentado a um rochedo, onde voraz ave de rapina, provavelmente um abutre, lhe bicasse o figado durante o dia e, à noite, era recomposto. A sensação que fomenta a sede de vingança, pela falta de discernimento do homem ao ouvir as palavras de Deus,  vem varando gerações e provocando imperdoáveis prejuízos letais. Concordo plenamente que os conflitos existenciais são elementos da própria natureza humana, mas não podemos esquecer que não depende de nenhum outro ser a nobre busca da paz e da harmonia que nos alimenta a dignidade e a consciência da missão cumprida.
E aqui concluo com o rico pensamento do personagem Seu Madruga que diz: " A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena!". Basta esperar para ver o desenlace oriundo dos poderes de Deus contra os mais famosos vingadores.
_____________________________________________
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.