sábado, 13 de outubro de 2012
GRAMÁTICA - "DIA-A-DIA" OU "DIA A DIA"?
Ambas as formas são usuais, porém a que apresenta os elementos ligados por hífen representa o substantivo composto sinônimo de "rotina diária, sucessão normal dos dias, cotidiano".
Ex.: O amor sofre sérios desgastes do dia-a-dia dos casais.
Já como expressão adverbial de tempo, significando "dia após dia, "a cada dia", escreve-se com os três elementos independentes.
Ex.: Dia a dia as coisas pioram.
A dica é a seguinte: Na dúvida, se valha da sinonímia e tente fazer a substituição.
PS: Para aquelas pessoas que têm antipatia a mim e aos meus textos que abordam a Língua Portuguesa, eu só tenho a lamentar. Mas, não tem problema! Podem excluir a minha página, porque a minha incansável luta em defesa do nosso idioma jamais irá cessar. Peço desculpas às pessoas que não merecem ler esse desabafo e jamais revidarei com baixarias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boletim de rádio
O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.
Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário