domingo, 23 de setembro de 2012

Isaac Newton, o maior gênio da Idade das Luzes


 
  Introspectivo, tímido, temperamental, extremamente nervoso e nome consagrado na história por suas importantes  contribuições nos vários campos da ciência. Assim era esse gênio nascido na Inglaterra em 1642.  Fez sua educação superior em  Cambridge, estudando Aristóteles e Platão. Foi matemático e físico, considerado um dos maiores exponenciais da ciência. Deduziu a lei da gravitação universal, inventou o cálculo infinitesimal e realizou experimentos sobre a natureza da luz e da cor. Assombrou o mundo do conhecimento em 1686 com a publicação do seu livro "Philosophia Naturalis Principi Mathematica", onde apresentou a solução do maior problema na história da ciência: o da matemática do universo, inovando essa matemática com o cálculo diferencial e integral. No trabalho "Óptica" em que evidencia a natureza da luz e da cor, concluiu que a luz é formada por minúsculas partículas  e que o fenômeno das cores surge da decomposição de seus componentes, sendo a luz portanto,  heterogênea e não, homogênea. Indubitavelmente o seu feito monumental foram os "Principia" que trata da dinâmica dos corpos através das três leis: A primeira lei que demonstra que um corpo permanece no seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que sofra a ação de uma força externa a ele aplicado; A segunda lei afirma que a mudança no movimento é proporcional à força aplicada. Essa é traduzida pela fórmula F=ma; e a terceira lei enuncia que para toda ação corresponde uma reação igual e contrária. Junto com o matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz inventou a área da matemática  chamada de Cálculo. Os pensadores e cientistas que mais o influenciaram foram: René Descartes, Sir Francis Bancon, Galileu Galilei e Johannes Keppler. Faleceu no ano de 1727, deixando um grande legado para a posteridade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.