quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A serenidade, uma virtude irreprovável

                
Convivendo com os desafios e desatinos da vida diária, somos rotineiramente encaminhados para constantes destemperos emocionais que nos impedem de uma convivência harmoniosa e uma afetiva interação com a paz e o controle nas relações interpessoais. Nada nos garante, principalmente a quem pensa que está amparado pela maturidade, que somos remetidos a uma segura lucidez e equilíbrio diante dos confrontos existenciais. Isso porque muitos indivíduos que têm como gancho uma excessiva e apaixonante intimidade com a soberba e a vaidade, nutrem dentro de si uma exagerada antipatia para com os valores do   próximo, dando adeus à sapiência que é alimentada naturalmente pelo conforto espiritual. Mas, afinal o que é a serenidade?  Fazendo uma análise isenta de qualquer fetichismo, podemos decodificar que é a facilidade de mensurar, na medida certa, com firmeza e com justiça o percurso do antes, do durante e do depois, quando somos salutarmente manietados pela difícil tarefa de decidir. E aí o cuidado deve ser redobrado porque se nos valermos de atitudes impensadas, promoveremos inclementemente o gerenciamento da injustiça. Precisamos sim, ser nômades na nossa imaginação a fim de não fazermos levianos pré-julgamentos, dando importância apenas a versões passionais, porque isso é indubitavelmente abominado pela efervescência da serenidade.  Julgar apenas pelas aparências, denuncia a incoveniente e repudiante presença da  imaturidade.  E o crescimento equilibrado fortalece a cada instante a magnitude da alma e, consequentemente da consciência e do coração.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.