quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ESTUDANTE JUCÁ, UM GRANDE HEROI

No próximo dia 4 de agosto é lembrada a data de aniversário de morte do estudante Jucá. Aquele dia do ano de 1959 foi marcado na história cearense como um dia fatídico e de muita tristeza porque, inesperadamente ocorreu uma explosão num depósito de éter e, em seguida um incêndio de grandes proporções nas dependências da então Casa de Saúde Doutor César Cals, na avenida Imperador, próxima à Praça da Lagoinha. Como poucos, inclusive o seu próprio amigo que lhe fazia companhia, João Nogueira Jucá não se intimidou e, se munindo de muita bravura e desprendimento invadiu aquele lugar na tentativa de salvar todos os pacientes. Resgatou vários enfermos e, ao tentar salvar mais uma vida, foi atingido pela explosão de um tubo de éter. o Estudante Jucá, com apenas 17 anos, nasceu em 24 de novembro de 1941. Residiu até os cinco anos em São Francisco - hoje Itapajé - onde o pai, José Jucá Filho, era juiz. Sua mãe, Maria Nogueira de Menezes Jucá, trabalhava como professora. Morou também em Lavras da Mangabeira e veio para a Capital em 1948. Sua história segue contada por amigos do antigo Colégio São João, localizado na avenida Santos Dumont. "Era filho de gente importante, todavia foi o último a ser socorrido para a Assistência Municipal, hoje Instituto Doutor José Frota, porque era desconhecido e ficou calado, sem reclamar. Ele não se arrependeu do ato heroico por pessoas que sequer conhecia". João sonhava ser oficial da Marinha e era um desportista assíduo, praticante de natação. No dia da tragédia estava retornando de uma aula de halterofilismo. Seu falecimento seu deu no dia 11 do mesmo mês na própria Casa de Saúde. O pai de João, após o incidente, foi acometido de uma grande tristeza que lhe acompanhou até a morte, em 1968 e a mãe morreu em 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.