sábado, 25 de agosto de 2012

DIA NACIONAL DO FOLCLORE


     No último dia 22 de agosto comemorou-se o dia nacional do folclore, expressão de origem inglesa, criada pelo arqueólogo inglês Willian John Thoms, sob o pseudônimo  de Ambrose Merton que , em 1846 dirigiu uma carta à revista "The Athenaeum" de Londres, pedindo apoio para a realização de um inquérito sobre usos, tradições, canções e lendas das diversas regiões da Inglaterra. Folck = povo; lore = saber, que significa "Ciência do Povo." Portanto, Folclore é o conjunto das tradições e crenças de um povo. São lendas, músicas, danças, costumes, adivinhações, provérbios, crendices, jogos, poesias e demais práticas populares que nasceram e se desenvolveram popularmente. O primeiro folclorista brasileiro foi Sílvio Romero que publicou no século XIX uma coletânea de contos e poesias populares e nacionais. Infelizmente com o fim das aulas de Educação Artística, pouco se tem dado importância à aplicação peculiar desses conteúdos que, certamente mobilizavam a comunidade escolar na difusão  específica dessa efeméride. Atualmente o calendário se limita apenas à execução de "uma semana cultural" que propõe uma mera sinopse de todo o cronograma anual, esquecendo que esses conteúdos devem ser explorados individualmente, a fim de ficarem fixados na memória de cada discente e servirem de base para o lúdico incentivo à pesquisa. Não me refiro àquela pesquisa enganosa, dissimulada, comprada em botequins (como se fosse uma dose de cachaça) e não oferece nenhuma base de sustentação para os conhecimentos. Quem discordar de mim, é só perguntar a qualquer aluno daqui a dois meses, qual e o dia do folclore, para ver se ele lembra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.