segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A SEMANA DA FAMÍLIA


                         
A partir da próxima segunda-feira, 13 de agosto celebra-se a semana da família, momento oportuno para fazermos uma concisa reflexão sobre o modelo hodierno.  Tudo começa quando lemos o Livro de Gêneses, Capítulo 2, versículo  24 das Sagradas Escrituras. "Por isso o homem deixa seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne." E desse projeto divino, que se consuma  com a procriação, nasce a família. Ninguém vive um estágio de vida sem participar desse enlace natural. E, ao longo dos tempos, essa relação deve ser bem constituída como forma de dar seguimento às novas gerações, respeitando, obviamente,  sentimentos como a harmonia, o respeito, a dignidade e, acima de tudo, dando firmeza na consecução do amor.  Devemos sim, aceitar e respeitar a singularidade intrínseca da conduta de cada membro desse conjunto e isso dar fortalecimento àquele velho adágio popular que diz: "Os dedos das mãos não são iguais". Todavia, a reprodução de atos e ações edificados pelo caráter educativo denunciam o modelo de convivência entre pais e filhos e são motivos de reações, pelas outras pessoas. Em outras oportunidades mencionei a força da família no processo de educação e convivência social. E isso deve ser insistentemente relatado porque é notável a participação do grupo nos ensinamentos empíricos que norteiam os conhecimentos básicos. Compete à escola se municiar de estratégias  e métodos para ampliar o nível de cada aluno na valorização das pesquisas e  nas relações de ética e cidadania.  Nesta oportunidade, queremos sugerir a você querido (a) internauta que procure aproveitar o máximo de felicidade na convivência com as pessoas que você mais ama, que são seus familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.