sábado, 25 de agosto de 2012

A maturidade e a decência


   Começo esta matéria mencionando a célebre frase do ex-Chanceler Edson Queiroz, fundador da Universidade de Fortaleza que dizia: "Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça e pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e de construí-la pelo trabalho." Esse comovente conteúdo nos fortalece e as lições vêm varando gerações e gerações. É bem verdade que instituições como a escola, a igreja e, principalmente,  a família,  precisam se genuflexar diante  da essência de cada uma dessas palavras e dar enfoque à identificação da decência como virtude exponencial para se distanciar de uma vida nebulosa, devendo motivar  o uso minucioso da consciência, porque ao focarmos de um ângulo privilegiado, é  possível verificarmos um majestoso binômio "maturidade e decência", sendo que a maturidade vem sendo adquirida quando "...partimos no verdor dos anos da vida pela estrada florescente..." (Pe. Antônio Tomás). Por outro viés, o distanciamento dessas virtudes radiografa a conduta fútil, a periculosidade no caráter e o nocivo avanço dos sete pecados capitais que levam o indivíduo a se desumanizar e, em conluiu com o nefasto, arquitetar rotineiras conspirações contra o  outrem. Episódios quase que cinematográficos, dando ênfase à inconscientização na decência, infelizmente são poderosamente  sórdidos, todavia cabe a cada justo se apegar à sua fé a fim de permanecer bem longe de quem vive a praticar o mal e aplicando incorretamente a decência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.