domingo, 5 de agosto de 2012

A lógica

                 
Na tentativa de fazermos uma abordagem de cunho didático e de fácil compreensão entre o que podemos estabelecer de contrapontos sobre  o que é lógica e o que é verdade, vamos nos valer de outros vocábulos que servirão de parâmetros essencias. Um deles são as premissas. E o que são premissas?  premissas são proposições que servem de  base paras as conclusões. É bom ressaltar que as conclusões são o que a lógica utiliza para justificar os resultados, as finalizações, e não a verdade concreta, palpável. A preocupação com a  verdade das premissas não faz parte das atribuições do lógico. Esse esclarecimento se faz necessário porque podemos estar diante de premissas verdadeiras ou falsas. O que vai nortear essa diferenciação são os recursos da argumentação que estabelecem uma justificativa entre o legítimo e o verdadeiro. Cabe, portanto, ao objetivo do lógico estudar os critérios da legitimidade desses argumentos, sem considerar a verdade e a falsidade. Descendo humildemente do pedestal desse fantástico mundo da cientificidade, dando ênfase para a Filosofia, e penetrando sorrateiramente no campo minado do pragmatismo, podemos depreender que há discrepâncias entre a verdade e a lógica que passam despercebidas no cotidiano de cada indivíduo, e, certamente faz a diferença e provoca incômodo nas relações interpessoais. A lógica é justificada sob o prisma da dedução da legitimidade e pode ser diversificadamente questionável, dependendo do nível intelectual de cada pessoa. Já a verdade (de sim ou de não) tende a convencer. Quando dizemos, por exemplo, que as janelas estão abertas, não há nada nessa afirmativa que provoque contestação, todavia quando nos precipitamos em dizer que alguém o qual não nos comunicou, foi ao cinema, isso merece, de imediato um questionamento, porque a firmativa imposta não merece sustentabilidade, ou seja, não convence ao interlocutor. Em síntese, podemos concluir que a verdade faz parte de um processo factual e passa uma forte segurança sobre o antes, o durante e o depois. Já a lógica não é susceptível de oferecer uma certeza na decodificação da compreensão. E isso é significativo porque dá vazão a que o indivíduo mantenha uma relação amável entre o pensar e o repensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.