Não nos confundamos na conceituação das formas de pintura. Enquanto o artista expressionista tem a intenção de recriar o mundo e não apenas de aborvê-lo da mesma forma que é visto, o impressionista se acode da objetividade. Um pintor, diante de sua tela que, na ligeireza de captar o melhor ângulo do cenário, tem de se esforçar e não se enganar na mistura das cores por respeito às variações, pela incidência da luz. Ele não dispõe de tempo suficiente para se concentrar e deve fixá-las imediatamente em sua tela. Não deixa de ser um prazeroso desafio na relação natureza\motivo. O desenvolvimento dessa dinâmica deve obedecer restritamente a mudança de minuto a minuto e é essa a prerrogativa do pintor impressionista, que tem como alvo a fidelidade na reprodução da imagem oriunda da natureza e da motivação. O impressionismo teve suas pinceladas iniciais no século XIX, mais precisamente no ano de 1874, quando um grupo de jovens resolveu organizar uma exposição. E a origem do nome impressionismo foi motivada por uma tela de Claude Monet, intitulada "Impressão: Nascer do sol" Era a pintura de um porto visto através de névoas matinais. Um dos críticos não gostou do título e referiu-se a todo o grupo de artistas como os "Impressionistas".
terça-feira, 10 de julho de 2012
A PINTURA IMPRESSIONISTA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boletim de rádio
O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.
Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário