terça-feira, 10 de julho de 2012

A PINTURA IMPRESSIONISTA






 Não nos confundamos na conceituação das formas de pintura. Enquanto o artista expressionista tem a intenção de recriar o mundo e não apenas de aborvê-lo da mesma forma que é visto, o  impressionista se acode da objetividade. Um pintor, diante de sua tela que, na ligeireza de captar o melhor ângulo do cenário, tem de se esforçar e não se enganar na mistura das cores por respeito às variações, pela incidência da luz. Ele não dispõe de tempo suficiente para se concentrar e deve fixá-las imediatamente em sua tela. Não deixa de ser um prazeroso desafio na relação natureza\motivo. O desenvolvimento dessa dinâmica deve obedecer restritamente a mudança de minuto a minuto e é essa a prerrogativa do pintor impressionista, que tem como alvo a fidelidade na reprodução da imagem oriunda da natureza e da motivação. O impressionismo teve suas pinceladas iniciais no século XIX, mais precisamente no ano de 1874, quando um grupo de jovens resolveu organizar uma exposição. E a origem do nome impressionismo foi motivada por uma tela de Claude Monet, intitulada "Impressão: Nascer do sol" Era a pintura de um porto visto através de névoas matinais. Um dos críticos não gostou do título e referiu-se a todo o grupo de artistas como os "Impressionistas".






Outras pinturas de destaque foram: Festa em Grenouillère de 1881 de Auguste Renoir que teve como cenário as margens do Rio Sena, o bar no Folies Bergère datada de 1882 de Edouard Manet, que retrata um dos célebres cafés-concertos existentes em Paris no final do século XIX e um dos locais preferidos pelo artista. Em 1889 Edgar Degas, fascinado pelo balé, pintou as quatros dançarinas, Em 1890 Van Gogh pinta uma de suas últimas telas, Trigal com corvos. As obras impressionistas são genuinamente exuberantes pela riqueza de detalhes, seus contornos e contrastes e a fidelidade na expressão de cada pessoa retratada. O objetivo dessa matéria é de esclarecer o que há de fascinante entre essas duas formas de pintura, por esse motivo nos valemos de uma panorâmica histórica como sustentáculo didático.

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