domingo, 29 de julho de 2012


          O CENTENÁRIO DE JORGE AMADO
No próximo mês de agosto o Brasil comemora o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado de Faria, um dos autores mais populares do país, nascido na Fazenda Aricídia, em Ferradas, distrito de Itabuna, na Bahia em 10 de agosto de 1912. representante   do romance neo-realista moderno, pertencente a uma geração de escritores que iriam se firmar  como autenticamente modernos.  Dentre eles podemos  destacar também Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz  e Amando Fontes. Preocupados com os problemas humanos e sociais de seu tempo, se notabilizaram pela  difusão de uma   ficção que enveredou para o documentário social e o romance político. A denúncia dos problemas econômicos do Nordeste, dos dramas dos retirantes das secas que castigam o semi-árido e da exploração do homem num sistema social injusto. O teor atrativo e prazeroso de seus livros  tem como abordagem central a região da Bahia e uma diversidade de temas como, política, simples narrativas pitorescas e humorística. As característica da linguagem são revestidas de elementos líricos eminentemente agradáveis, produzindo um estilo capaz de aliar a poesia a certas denúncias sociais, sempre subjacentes em sua obra. Suas principais obras foram: Cacau (1933); Jubiabá (1935);  Mar Morto (1936); Capitães de Areia (1937);  Terras do Sem Fim (1942);  Seara Vermelha (1946); Gabriela, Cravo e Canela (1958); Velhos Marinheiros (novelas - 1961); Os Pastores da Noite (1964); Dona Flor e seus dois Maridos (1967) e Tenda dos Milagres (1970).  Em Gabriela, Cravo e Canela é notável a dosagem nos elementos, injustiça social, a opressão pelos poderosos, a exagerada exposição do puritanismo e em proporções inversas, a crescente presença de um mundo dissoluto, dando vazão às crises por conta da infidelidade conjugal. Outras obras que também podemos destacar são Tereza Batista Cansada de Guerra" (1972)  e Tieta do Agreste (1977) sendo migrada posteriormente para a TV. No dia 21 de junho de 2001 é internado com uma crise de hiperglicemia. Após alguns dias, retorna para casa, porém em 6 de agosto  falece na cidade de Salvador às 19h30min. A seu pedido, seu corpo foi cremado e as cinzas foram espalhadas  em torno de uma mangueira em sua residência no Rio Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.