domingo, 9 de agosto de 2009

A história das notas musicais

Foi o musicólogo italiano Guido D'arezzo, nascido no ano de 990 e falecido em 1050, quem deu o nome às sete notas musicais, formando as seis primeiras com as sílabas iniciais de cada verso de um hino a São João e a última, o "si", com as iniciais desse santo, na grafia latina. O hino diz: "Ut queant laxis/ Resonare fibris/ Mira gestorum/ Famuli tuorum/ Solve poeluti/ Labis reatum/ Sancte Ioannei" (Ó São João, purifica os nossos lábios culpados, a fim de que teus servos possam celebrar a plena voz as tuas maravilhas). O autor do hino foi o italiano Paolo Diacono, cantor da igreja que, um dia, ao sair de um templo muito aquecido, apanhou enorme resfriado e só por isso compôs o hino em questão, no qual pedia que o santo lhe fizesse voltar a voz. Todos os nomes mantiveram a sua forma primitiva, mas "Ut" é forma usada hoje só por eruditos. Acabou transformando-se em "dó".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.