- Judas Iscariotes - Galiléia 33 d. C.
O mais famoso traidor de todos os tempos se vendeu por pouco. Segundo a Bíblia, Judas entregou Jesus Cristo aos soldados romanos em troca de 30 moedas de prata. Depois se arrependeu, tentou devolver o dinheiro e desfazer o acordo, mas já era tarde. Quando Cristo foi crucificado, Judas não suportou o peso da culpa e se suicidou.
_________________________________________________________________
- Joaquim Silvério dos Reis - Brasil - século XVIII
Para livrar-se de dívidas com a Coroa Portuguesa, entregou seu amigo Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Foi assim que o líder dos inconfidentes foi enforcado e esquartejado.Valendo-se de uma espécie de delação premiada, além de ter suas dívidas perdoadas, o traidor de Tiradentes ganhou pensão vitalícia do governo português e foi recebido por Dom João VI.
_____________________________________________________________________
- Marcus Brutus - Roma - 44 a. C.
Depois de lutar pelo Império Romano, comandado pelo pai adotivo, Júlio César, ele se uniu a outro traidor, o general Cássio Longinus, para tomar o poder. Não bastasse a traição, Brutus planejou assassinar o pai. ao ser golpeado, César lançou a frase: "Até tu, Brutus?" Ele chegou a montar um exército para dominar o Império Romano, mas foi derrotado por Marco Antônio, Massacrado pela culpa, se matou.
_______________________________________________________________
- Domingos Fernandes Calabar - Brasil - século XVII
Calabar era um senhor de engenho na capitania de pernambuco e se aliou aos holandeses quando eles invadiram o Brasil. Como conhecia bem o estado, ajudou em todas as conquistas da Holanda. Há quem discuta as intenções de Calabar e defenda que ele lutou com os holandeses porque acreditava que, sem o domínio de Portugal, a pátria brasileira seria livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário