A priorização de um debate amplo e irrestrito que dê norteamento ao
verdadeiro sentimento das massas populares em busca de uma vida confortável
através das relações políticas e sociais, tira do foco o conceito etimológico
de ideologia que é o estudo das ideias ou conjunto de valores, maneira de
sentir e pensar de pessoas e grupos para dar espaço ao comumente utilizado como
ferramenta de contrapontos e inversão do contexto social que fortalece as
ideias erradas, incompletas, distorcidas, falsas sobre fatos e realidade. Karl
Marx a conceitua como o equivalente a ilusão, falsa consciência. Nessa
perspectiva se denota um tom idealista no qual a realidade é invertida. Na obra
de Lênin trata-se de qualquer concepção da realidade social ou política, vinculada
a interesses de certas classes sociais particulares. Diante deste cenário
podemos decodificar que, aparentemente, somente o que nós classificamos de
"elite intelectual" sabe decifrar tais definições e, consequentemente
detém o poder de manipulação no que se refere aos interesses das massas
populares. Isso porque é através dessa temática que se arquiteta um imaginário
e uma lógica na identificação com a função precisa de escamotear o conflito
(entre as classes sociais). É notável, portanto, a dissimulação da dominação e
a ocultação da presença dos interesses particulares em detrimento dos
interesses coletivos. É preciso, porém ter muita ponderação com as reais intenções
das ações da política partidária e dos que detêm o poder, que se maquiam com o
propósito de mergulhar, disfarçadamente, em águas turvas, na tentativa de
fomentar o engrandecimento das massas. Fazendo uma reflexão mais amiúde, não podemos
descartar a certeza de que, no sistema capitalista a elite (antiga burguesia)
trama enrustidamente a fim de evitar que o povão se conscientize e reaja com
denodo para dar um basta na exploração, na opressão e aceitem a sociedade do
jeito que ela é sem perspectiva de mudança. Assim, os dois suportes que servem
de sustentáculo para a evolução econômica do estado; o trabalho e o capital são
absolutamente inalteráveis, viabilizando a manutenção da alienação e
domesticação das classes trabalhadoras. Isso não é prerrogativa intencional das
formas puras de governo e sim, da imposição do sistema capitalista que age como
um rolo compressor na conservação e manutenção do seu espaço.
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