segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Conceito de ideologia


    A priorização de um debate amplo e irrestrito que dê norteamento ao verdadeiro sentimento das massas populares em busca de uma vida confortável através das relações políticas e sociais, tira do foco o conceito etimológico de ideologia que é o estudo das ideias ou conjunto de valores, maneira de sentir e pensar de pessoas e grupos para dar espaço ao comumente utilizado como ferramenta de contrapontos e inversão do contexto social que fortalece as ideias erradas, incompletas, distorcidas, falsas sobre fatos e realidade. Karl Marx a conceitua como o equivalente a ilusão, falsa consciência. Nessa perspectiva se denota um tom idealista no qual a realidade é invertida. Na obra de Lênin trata-se de qualquer concepção da realidade social ou política, vinculada a interesses de certas classes sociais particulares. Diante deste cenário podemos decodificar que, aparentemente, somente o que nós classificamos de "elite intelectual" sabe decifrar tais definições e, consequentemente detém o poder de manipulação no que se refere aos interesses das massas populares. Isso porque é através dessa temática que se arquiteta um imaginário e uma lógica na identificação com a função precisa de escamotear o conflito (entre as classes sociais). É notável, portanto, a dissimulação da dominação e a ocultação da presença dos interesses particulares em detrimento dos interesses coletivos. É preciso, porém ter muita ponderação com as reais intenções das ações da política partidária e dos que detêm o poder, que se maquiam com o propósito de mergulhar, disfarçadamente, em águas turvas, na tentativa de fomentar o engrandecimento das massas. Fazendo uma reflexão mais amiúde, não podemos descartar a certeza de que, no sistema capitalista a elite (antiga burguesia) trama enrustidamente a fim de evitar que o povão se conscientize e reaja com denodo para dar um basta na exploração, na opressão e aceitem a sociedade do jeito que ela é sem perspectiva de mudança. Assim, os dois suportes que servem de sustentáculo para a evolução econômica do estado; o trabalho e o capital são absolutamente inalteráveis, viabilizando a manutenção da alienação e domesticação das classes trabalhadoras. Isso não é prerrogativa intencional das formas puras de governo e sim, da imposição do sistema capitalista que age como um rolo compressor na conservação e manutenção do seu espaço.

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