domingo, 21 de outubro de 2012

A MINHA PRIMEIRA PROFESSORA


     Essa é uma das maiores certezas de todo cidadão. Todos tiveram a primeira professora! Aquela que nos acolhe de braços abertos no nosso primeiro dia de aula e nos envereda para as primeiras relações sociais que têm como novidade um "novo mundo". Esse mundo novo que, para muitos provoca grande fobia, porque vivenciamos a primeira separação com os nosso familiares. E a reação imediata é de desespero, sendo o choro inevitável e insistente. Compete àquela maravilhosa figura humana promover a ruptura com essa quase que inescalável barreira, realizando a difícil tarefa psico-pedagógica de conquistar e adaptar  aquele pequeno ser à panorâmica desse recente modelo de vida. Outra missão dessa heroína que, para muitos, pouco tem valor, é a de alfabetizar. Hoje, quando muitos já passaram por vários bancos escolares, se  vangloriam e acham tudo muito fácil, mas podem ficar certos de que, essa é uma das missões mais complexas porque compete àquela profissional socializar a garotada com os  mais diversificados   tipos de grafemas (letras desenhadas) e executar uma malabarística  orquestração com o imaginário universo dos fonemas, para que o aluno aprenda a soletrar.  Sem nenhum pensamento demagógico, mesmo porque não sou candidato a nenhum cargo eletivo, sei do peso valor e da importância dessa tão sagrada categoria e, no dia de hoje, que homenageia a todos os mestres, quero dedicar este artigo à dona Marta de Sousa que me ensinou as primeiras letras lá no Círculo Operário do Bairro Pan-americano e, pelo andar da carruagem, já está aposentada; e a todos os professores desses brasis de Meu Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.