quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ALFRED NOBEL E A DINAMITE


Dotado de grande genialidade, Alfred  Bernhard Nobel  nasceu em Estocolmo em 21 de outubro 1833 e teve uma vida de muita representatividade para a história universal. Patenteou  355 inventos, dentre eles a dinamite, a balistite e outros detonantes que lhe renderam fama e muita fortuna. Seus pais eram o agricultor Immanuel Nobel e sua mãe Andrietta Ahsell.  Usou seu dinheiro para ajudar as organizações pacifistas. Antes de morrer, deixou seus bens para uma fundação que premiasse anualmente, cinco personalidades de destaque mundial da física, química, medicina, literatura e em especial a quem contribuísse de maneira notável para a paz entre os homens, receberia o Prêmio Nobel da Paz. Alfred e seus irmãos Robert e ludwig foram educados por professores particulares. estudou em São Petersburgo e aos 16 anos já era químico competente. Era poliglota, falava inglês, francês, alemão, russo, além de sueco. Trabalhou nos Estados Unidos com Johan Ericsson, um engenheiro sueco. Embora com capacidade para dirigir a exploração do petróleo, sua vontade era fazer experiências com explosivos, que mal se conhecia naquele  tempo.  Depois de uma explosão que provocou a morte de várias pessoas, inclusive um de seus  irmãos, no laboratório de pesquisas, montado por ele e o pai, foi estigmatizado de "cientista louco" e foi proibido pelo governo de reconstruir a fábrica, todavia em 1866 ele descobre uma maneira de minimizar o perigo de manusear a nitroglicerina, ao misturá-la com um material inerte e absorvente, que só explodia com um detonador especial. Nobel batizou esse produto de dinamite. Solitário e sem filhos morreu em San Remo, na Itália, em 10 de dezembro de 1896. A Fundação Nobel foi criada no dia 29 de junho de 1900 e desde 1902 quatro prêmios são entregues pelo rei da Suécia e o Nobel da Paz é entregue em Oslo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim de rádio

O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.

Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.