terça-feira, 7 de agosto de 2012

A VERSIFICAÇÃO E O SONETO

Ao sabermos que a Estilística é o ramo do conhecimento linguístico que estuda a expressividade da comunicação e que a linguagem adquire enunciação por meio de sua capacidade de manifestar sentimentos e emoções, é de bom alvitre aceitar de bom grado a relação amável existente com o mundo poético. Elementos como as figuras de linguagem são fascinantes e a versificação é como um verdadeiro som aveludado servindo de terapia para os nossos ouvidos, porque cada verso melodicamente declamado dá brio ao texto poético. A cada linha melodicamente metrificada damos o nome de verso e, diferentemente das normas gramaticais, o processo de divisão e contagem das sílabas obedece à técnica da escansão. Já as rimas são a igualdade de sons das sílabas finais e quanto à disposição dentro da estrofe, podem ser: paralelas ou emparelhadas; cruzadas ou alternadas; opostas ou interpoladas e encadeadas. Não podemos aqui, deixar de classificar as estrofes que nada mais são do que um grupo de versos que fazem parte de um poema. E para uma maior compreensão, nos valemos de um tipo de composição poética que tem uma forma fixa, no caso o soneto. Essa composição é de origem italiana e foi introduzida na língua pátria pelo poeta português Sá de Miranda, por volta do século XVI. O soneto é composto por dois quartetos (estrofe de quatro versos) e dois tercetos (estrofe de três versos) sutilmente arquitetados com rimas cruzadas ou alternadas. E para completar o enriquecimento desta matéria, sugiro a você leitor, a leitura do soneto Contraste, escrito em 1924, pelo príncipe dos poetas cearenses Padre Antônio Tomás.

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