- Segundo o Monsenhor Roberto Carrara, da Congregação para o Culto Divino e Disciplina do Sacramento, no Vaticano, Jesus Cristo era celibatário. Porém, São Pedro e os outros apóstolos eram casados. Somente São João respeitou o celibato voluntário.
- Os primeiros papas tinham mulher e filhos, inclusive há papas na história que eram filhos de outros papas.
- O celibato não é considerado um princípio divino. É uma lei dos homens, por isso pode ser, teoricamente, discutida e até modificada.
- A idéia de sua imposição era para acabar com a corrupção e o nepotismo dos religiosos que acabavam deixando os seus bens para os herdeiros, e não para a Igreja.
- As primeiras notas sobre o assunto surgiram no Concílio de Elvira, na Espanha, no ano 306.
- No ano de 1139, no papado de Inocêncio II, o celibato se tornou uma lei eclesiástica.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
O Celibato
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boletim de rádio
O Governo Federal está avançando na luta contra o crack. Uma das estratégias de tratamento dos usuários é a ampliação do número de CAPSad nos estados e municípios. Hoje, a Rede de Assistência do SUS conta com 1.700 unidades em todo o país e até 2014 serão mais 175.
Para essa informação alcançar um número significativo de pessoas, o Ministério da Saúde disponibiliza áudio, em MP3, com as principais informações sobre o Plano Integrado de Enfrentamento ao uso de Crack e outras Drogas. Sua participação como multiplicador é essencial. Solicitamos que ouça e veicule gratuitamente em sua rádio o flash: clique e baixe o áudio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário